É #HORADEAGIR

QUANDO AGIR

então glicose é ruim?
não exatamente.

Por causa da sua fama, muita gente acredita que a glicose é algo que inerentemente faz mal. Muito pelo contrário. A glicose é extremamente importante porque ela é a principal fonte de energia do corpo. A glicose só se torna algo preocupante quando ela está desregulada, ou muito elevada ou com um nível muito baixo.

Se você tem histórico familiar de diabetes ou outros fatores de risco para a doença deve ter a glicose avaliada através de exame de sangue, como a glicemia de jejum. Assim serão detectados níveis elevados de glicose, compatíveis com diabetes.

GLICOSE MUITO ALTA

O termo correto que indica uma concentração elevada de glicose no sangue chama Hiperglicemia. Essa condição normalmente pode ser identificada por sintomas como excesso de sede, emagrecimento repentino, cansaço exagerado, visão embaçada, ressecamento da pele, dificuldade em cicatrização e dor de cabeça, para citar alguns.

GLICOSE MUITO BAIXA

Já nesse caso, o termo correto é Hipoglicemia, que pode ocorrer quando o paciente faz uso de insulina ou de medicamentos orais que reduzem muito a glicose, principalmente durante um jejum prolongado. Quando isso acontece, a maior parte da glicose é absorvida pelas células e pouca permanece na corrente sanguínea. Sinais desse problema são tonturas, palidez, suor frio, taquicardia, confusão mental e até convulsões.

pexels-andrea-piacquadio-37681312

A HIPERGLICEMIA
E O DIABETES

Se não tratada, a Hiperglicemia causada pelo Diabetes tipo 2 pode trazer problemas irreversíveis para a saúde do paciente, como cegueira, falência renal, amputação, infarto e AVC.

Por isso é muito importante começar a agir desde já no controle do diabetes. E isso você pode entender mais na próxima parte. 

COMO AGIR

Aviso de Privacidade